Grade Curricular Para 2025 de São Paulo
A destruição da Educação Pública vem a galope, enquanto a melhoria no processo de ensino e aprendizagem, anda a passos de tartaruga O desgoverno Tarcísio de Freitas e seu secretário Renato Feder andam na velocidade máxima no sentido de destruir a educação pública paulista, sobretudo com o programa de Plataformização da educação que transforma alunos […]
A destruição da Educação Pública vem a galope, enquanto a melhoria no processo de ensino e aprendizagem, anda a passos de tartaruga
O desgoverno Tarcísio de Freitas e seu secretário Renato Feder andam na velocidade máxima no sentido de destruir a educação pública paulista, sobretudo com o programa de Plataformização da educação que transforma alunos e professores em meros apertadores de botões e cumpridores de tarefas nessas plataformas. Como se não bastasse, as políticas neoliberais de privatização estão se concretizando por meio privatização de pelo menos 33 escolas públicas, além disso, tem a imposição das escolas cívico militares, escolas de tempo integral que além de excluir estudantes que trabalha, impõe uma política perversa do vigiar e punir, por meio da avaliação 360, que excluir professores do seu quadro anualmente, agora o desgoverno, reduz de forma tácita, as disciplinas importantíssima na formação dos estudantes, como por exemplo: Geografia, História, Arte, Ciência, Química, Sociologia, Filosofia, Física e até a mesmo Língua Portuguesa também teve sua carga horária reduzida na matriz curricular.
Veja como fica a matriz curricular para 2025 de Ciências Humanas no Ensino Fundamental 1 e 2 e no Ensino Médio.
Aulas de História para os 6°anos – 2 aulas semanais, eram 4 aulas; Aulas de História para os 7° anos, 2 aulas semanais – eram 4 aulas;
Aulas de História para os 8° anos, 3 aulas semanais – eram 4 aulas; Aulas de História para os 9° anos, 3 aulas semanais – também eram 4 aulas.
Geografia 6° ano – 3 aulas Geografia 7° ano – 3 aulas Geografia 8° ano – 2 aulas Geografia 9° ano – 2 aulas, também eram 4 aulas semanais, ou seja, tanto história como geografia, tiverem cada uma a redução de 6 aulas semanais.
Arte eram 2 aulas semanais, para os 6° e 7° anos permanece, porém houve redução de 2 aulas para 1° nos 8° e 9° anos;
Ciência também teve redução de 4 aulas para 3 aulas nos 6° e 7° anos.
Já no ensino médio, os danos são irreparáveis para o processo de Ensino e aprendizagem, com a redução de algumas disciplinas importantíssimas para a formação dos adolescentes.
A disciplina de História terá apenas 2 aulas na (1°, 2° e 3° do Ensino Médio), Geografia 2 aulas (1° e 2° Ensino Médio) e não haverá aulas no 3° do Ensino Médio.
Sociologia 2 aulas ( 2° Ensino Médio) não haverá das demais séries;
Filosofia – 2 aulas ( 1° Ensino Médio) não haverá aulas nas demais séries;
Geopolítica 2 aulas ( 3° Ensino Médio) não haverá nas demais séries;
Filosofia / Sociedade Moderna 2 aulas ( 3° Ensino Médio) e não haverá para as demais séries;
Liderança 2 aulas (2° Ensino Médio) e não haverá para as demais séries;
Projeto vida, 1 aula (3° Ensino Médio) não haverá nas demais. Nesse sentido, verifica-se que o desgoverno Tarcísio vai avançando muito rápido no processo de destruição da educação pública, que além de fechar centenas de salas de aulas, vai impossibilitar o acúmulo e provocar uma demissão em massa do conjunto da categoria, sobretudo os categoria O e haverá muitos professores titulares de cargos que ficarão rendidos. Fazemos um chamado ao conjunto da categoria, e toda a comunidade escolar para Lutar em defesa da educação pública e defender os empregos, contra a redução das disciplinas, a superlotação das salas de aulas e o fechamento de salas no noturno, uma vez que só a luta muda a vida.
Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista