'

A Retomada da Reorganização: O governo Feder e Tarcísio Freitas decidiu retomar a reorganização das escolas

EM AÇÃO CRIMINOSA CONTRA A ESCOLA PÚBLICA FEDER DETERMINA ÀS ESCOLAS RETOMAREM A REORGANIZAÇÃO QUE DERROTAMOS NA LUTA EM 2015 O governo Feder e Tarcísio Freitas decidiu retomar a reorganização das escolas. Projeto, que foi derrotado pela Primavera de Luta dos Professores e dos Estudantes em 2015. Sem alarme e sutilmente houve uma reunião com […]

10 nov 2025, 16:54

EM AÇÃO CRIMINOSA CONTRA A ESCOLA PÚBLICA FEDER DETERMINA ÀS ESCOLAS RETOMAREM A REORGANIZAÇÃO QUE DERROTAMOS NA LUTA EM 2015

O governo Feder e Tarcísio Freitas decidiu retomar a reorganização das escolas. Projeto, que foi derrotado pela Primavera de Luta dos Professores e dos Estudantes em 2015.

Sem alarme e sutilmente houve uma reunião com os Dirigentes de Ensino que determinaram aos Diretores convocar os Conselhos de Escola de forma urgente com pauta única: “Divisão das Grandes Escolas” ou “Cisão de Escolas”. Teve Escola que sequer respeitou o prazo para convocação da reunião do Conselho que é no mínimo 72 horas. Quando se trata de Projetos e Programas que transformam estruturalmente a escola o prazo é no mínimo 15 dias para proporcionar o aprofundamento do debate e o afloramento das ideias dos diferentes segmentos que fazem a escola.

Pela proposta que não está sendo apresentada para evitar reação, as escolas terão dois diretores: um para o ensino fundamental e outro para o ensino médio. As propostas não estão claras, podem ser duas escolas no mesmo espaço, ou em espaços separados, ou a escola ser “redimensionada”, podendo até ser fechada.

Esse projeto foi derrotado pela nossa categoria e pelos estudantes em 2015, numa gigantesca onda de mobilização que levou inclusive à queda do então Secretário de Educação Herman Voorwald. É preciso unificar a luta das comunidades escolares para evitar que este desastre contra a educação pública que provocará prejuízos irreparáveis aos estudantes, seus familiares e professores.

É PRECISO RESISTIR CONTRA MAIS ESTE CRIME QUE FEDER ESTÁ FAZENDO CONTRA AS ESCOLAS PÚBLICAS.

Este é mais um crime cometido contra a escola pública em curtíssimo tempo. Além deste terrível ataque, Feder determinou o fechamento do período noturno em praticamente todas as escolas. Já a partir de 2026 as matrículas na primeira série do período noturno estão proibidas. Segundo informação do Metrópolis com base em dados da própria Seduc, a rede pública de São Paulo perdeu mais de 11 mil classes do período noturno, nos últimos 10 anos as turmas de ensino regular e EJA – eram 20.392 turmas noturnas em 2015, sendo reduzidas para 9.459 em setembro de 2025.

O fechamento do noturno tem por objetivo criar o ensino à distância com o uso das plataformas da Multilaser, levando à privatização da educação, ao mesmo tempo, em que centenas de milhares de estudantes, filhos da classe trabalhadora serão simplesmente expulsos da escola.

Assine o abaixo-assinado contra a reorganização

https://forms.gle/TkegTon97Bh1HDhh8

RESISTIR E LUTAR PARA DERROTAR ESTA POLÍTICA É A GRANDE TAREFA DO NOSSO TEMPO.

EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, GRATUITA E LAICA PARA TODOS.

FORA RENATO FEDER E TARCÍSIO FREITAS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO!