Não à reforma do ensino médio!
Nós abaixo assinados exigimos a imediata suspensão da reforma do ensino médio em São Paulo, chamada de “Novo Ensino Médio”.
Doria e Rossieli iniciaram a implementação da reforma do ensino médio aprovada em âmbito nacional em 2017. Chamada de “Novo Ensino Médio”, na verdade, trata-se da destruição desta etapa do ensino, pois ataca dois pilares da educação básica: a garantia de que o jovem possa dedicar-se exclusivamente aos estudos (e não ao trabalho precoce) e a formação ampla. Isso ocorre pois a reforma desobriga as escolas a oferecerem todo o conjunto de disciplinas que compõem o ensino médio, além de permitir que o aluno complete sua carga horária com “estágios”, isto é, trabalho. A reforma visa também dar cabo de uma situação que sempre incomodou o governo do estado: a falta de professores, sobretudo especialistas no ensino médio. Pois, além da reforma desobrigar as escolas a oferecerem todas as disciplinas nos três anos do Ensino Médio, ela permite que praticamente qualquer indivíduo lecione disciplinas “técnicas”. Portanto, além de precarizar o ensino, a reforma torna o trabalho dos professores dispensável.
Não podemos aceitar esse absurdo! Assine e divulgue este abaixo assinado. Converse com seus colegas, consulte seu representante sindical, mobilize! Venha com a TLS lutar contra a destruição do Ensino Médio!